Os currículos de Bacharelado em Geografia (código 312689) e Licenciatura em Geografia (código 12689) apresentam uma estrutura de disciplinas em comum:
– O Núcleo Específico (conteúdos e práticas referentes explicitamente à ciência geográfica) estabelece os conteúdos de formação do futuro profissional. As disciplinas abordam conteúdos teóricos e conceituais sobre a relação Sociedade e Natureza, População, Geomorfologia, Biogeografia, Geografia Agrária, Geografia Urbana, Climatologia etc. Além disso, há disciplinas que discutem questões sobre o Brasil e o Mundo. Em várias destas disciplinas são realizadas atividades práticas de campo (viagens e coleta de amostras e informações), de laboratório e de gabinete (mapeamentos, elaboração de relatórios e de seminários).
– O Núcleo Complementar compreende conteúdos e práticas considerados necessários à aquisição mais ampla do conhecimento do espaço geográfico. É constituído por 6 disciplinas obrigatórias ministradas por professores dos departamentos de Geologia, Análise Geoambiental, História e Antropologia. Em algumas destas disciplinas também são realizadas atividades práticas de campo, de laboratório e de gabinete, procurando-se fomentar uma abordagem interdisciplinar.
– O Núcleo de Opções Livres é composto de conteúdos e práticas de livre escolha dos graduandos. É constituído por disciplinas optativas oferecidas pelos departamentos de Geografia, Geologia, Análise Geoambiental, História, Sociologia, Economia, Antropologia, entre outros.
Para o Curso de Bacharelado em Geografia são ministradas ainda as disciplinas de Planejamento Territorial, Geografia Política, Estudos de Impactos Ambientais e Geomorfologia Costeira, além de Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pelo aluno com a orientação de um professor. Os Estágios Supervisionados (I, II e III) podem ser realizados em aulas presenciais, em empresas conveniadas ou em Campos Internos de Estágio da UFF.
Para o Curso de Licenciatura em Geografia há as disciplinas de Didática, Psicologia da Educação, Organização da Educação no Brasil, Pesquisa e Prática Educativa (I, II, III e IV). Nestas últimas, além de aprender e discutir conteúdos teóricos e conceituais, o aluno realiza estágio em escolas públicas.
Em 2011 e 2017, houve alguns ajustes com a inclusão da disciplina de Libras no currículo de Licenciatura em Geografia e mudança na periodização de algumas disciplinas para ambos os cursos.